Quem são os Pretos Velhos?
top of page

Quem são os Pretos Velhos?

Atualizado: 20 de ago. de 2021

Se você já esteve em algum centro religioso, com certeza já deve ter ouvido falar das entidades denominados de Pretos Velhos. Aqueles bons espíritos representados pelas imagens de velhinhos sentadinhos no toco fumando um cachimbo.

Mas afinal, quem são eles?




O que eles representam?


A linha dos Pretos Velhos traz a lição da humildade e da fé, por serem representados por antepassados escravos, negros que sofreram diante da circunstancia da escravatura e que levaram a vida em cima da fé, esperança e sabedoria e que hoje são entidades espirituais que trazem esse valor em forma de conselhos.


Então, Pretos Velhos são espíritos?

São entidades que trabalham no plano espiritual da colônia de Luanda, e também auxiliam nos problemas de saúde e que em centros espiritas ou em casas de Umbanda, encontramos dando passes para o bem estar de seu consulente.



Pai Joaquim, Preto Velho Dirigente da Seara de Luz Tupinambá
Pai Joaquim, Preto Velho Dirigente da Seara de Luz Tupinambá

Todo Preto Velho é igual?


Certamente que não, cada Preto ou Preta Velha tem a sua linha de trabalho juntamente com o seu nome, podendo variar as afinidades de energia. O que podemos encontrar que são parecidas, são as essências e tipos de ervas trabalhadas com essa entidade, em que todas, tem a mesma linguagem, como a arruda e guiné por exemplo.


Posso rezar para um Preto Velho?


Com certeza! Rezar ao Preto Velho é indicado quando precisamos ter sabedoria e paciência para algum tipo de questão. Ter ajuda e esclarecimento desses bons velhinhos que tem muita consciência espiritual sobre a fé, é sempre bom.

Orixá e Preto Velho são a mesma coisa? Não! Pretos Velhos são espíritos que trabalham dentro do quadrante de um Orixá, normalmente representados por Obaluayê e Nanã Buruquê. Isso dentro dafilosofia espiritual da Seara de Luz Tupinambá. Lembrando que cada casa, templo e lugar possuem um tipo de doutrina, filosofia e ritualística. Então é sempre bom conhecermos o lugar que frequentamos e a filosofia que queremos seguir por mais afinidade.


Adorê as Almas!


Adorê as Almas é a saudação para essas entidades. Sempre nas orações você pode dizer essa frase, com muita fé e devoção. Então acenda sua vela em frente à sua imagem de Preto Velho, passe um café e ofereça para esses amigos tão queridos que nos auxiliam.


Posso tomar banho com as ervas de Preto Velho?

Sim! Qualquer pessoa pode tomar banho com as ervas de preto velho e experimentar um pouquinho dessa energia da arruda e guiné, contanto, precisa ter muita sabedoria para apanhar essa ervaria da maneira certa, fazer o maceramento e a desidratação da folha.


O indicado para quem quiser fazer um banho de ervas com a essência desta entidade, seria a combinação do Sabonete Artesanal de Arruda e Guiné com o Banho #4 ou Banho #10, o Creme Hidratante também é muito bem-vindo nessa composição, pois causa a permanência das fragrâncias por mais tempo na pele, ambos trazem a mistura e combinação de ervas de pretos velhos.


E depois de feito o seu banho ... Oração aos Pretos Velhos


Meu querido Preto Velho, hoje eu fiz bolo de fubá, café bem preto com cheiro de pó forte, eu te ofereço meu santinho, "alumie" os meus olhos, me faz sentir o vento em minha direção e no pedido da manhã, me conceda a proteção.


Deixo minha senhora descansando e saiu de fininho sonhando e sonhando, vou capinando de mansinho minhas terras pelo caminho e assim meu santinho peço que a luz dos seus olhos me acompanhe e assim segue meu santinho, eu pelo meu destino e sem perturbação.


Meu Preto Velho, deixe que eu durante o dia tenha um bom dia de missão, e na noitinha quando eu voltar pra cozinha, deixa meu Preto Velho eu te cantar uma canção. (Roger Lima)




128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page